A Arte e Ofício de Ser Violeiro - Formação de Acordes e Escalas no Braço da Viola Caipira
Esta obra é uma ferramenta útil a qualquer músico que toque instrumento
de cordas, principalmente que queira conhecer o funcionamento melódico
e harmônico da Viola Caipira e assim começar sua caminhada nesta
“Arte e Ofício de Ser Violeiro”.
Uma metodologia voltada à viola caipira,
“A ARTE e o OFÍCIO de SER VIOLEIRO”.
Neste volume, dedicamos nossa atenção à FORMAÇÃO de ACORDES e ESCALAS
no braço da Viola Caipira na afinação Cebolão em ré e mi maior e na afinação
Rio Abaixo.
Nosso objetivo trazer aos estudantes desse nobre instrumento as ferramentas necessárias e fundamentais ao desenvolvimento nos campos da harmonia,
improvisação e arranjo.
Conteúdos abordados:
Conhecimentos Preliminares
- Notas naturais, pentagrama, claves, intervalos, tom e semi tom.
- Notas no braço da Viola Caipira;
- Classificação de intervalos.
Escalas Musicais
- Escala Maior
- Escala Maior Duetada
- Escala Menor natural
- Escala Menor harmônica
- Escala Menor melódica
- Escalas menores duetadas
- Escala pentatônica maior e menor
- Escala de blues maior e menor
Acordes
- Conceitos básicos, classificação, formação.
- Tríades
- Tétrades
- Inversão de acordes
- Acordes arpejados
- Cifragens
Harmonia
- Introdução
- Campos harmônicos
- Funções de acordes
- Preparaçōes primárias e secundárias
Improvisação
- Improvisação no campo harmônico maior
- Improvisação no campo harmônico menor
- Improvisação sobre II V7 I secundários
Sequências Harmônicas
- CD 1
- CD 2
No decorrer dos conteúdos, teremos exercícios acompanhados de bases harmônicas cifradas e gravadas em dois CDs, que servirão para fixação, desenvolvimento e automatização da mecânica das escalas e acordes na viola caipira e, também, exercícios de técnica de palheta, instrumento que utilizaremos para a prática das escalas.
Esta obra é fruto da experiência do Violeiro Marcos Mesquita, como violeiro e professor de Viola Caipira, durante três décadas, na Escola de Música de Brasília e atendendo alunos particulares no Distrito Federal. Durante esse período, observando as necessidades dos alunos e, também, a necessidade de estruturar e sistematizar o meu próprio estudo, devido à carência de uma literatura específica e eficiente para a viola caipira, estruturei uma metodologia de ensino, que tem como objetivo, a formação de uma Escola – um novo jeito de tocar a viola caipira – com um padrão de técnica, interpretação e sonoridades próprias.